sábado, 6 de junho de 2009

Dos absurdos


Costumo ler as páginas policiais dos jornais. Aquele desfilar de crimes, quase sempre cometidos por motivos tão banais; ou pelo pó que vicia; ou pelo ciúme sexual que não pode ser domado; ou porque desejavam ter um tênis que não podiam comprar. E esse universo distante, envolvido em miséria e ambições sem consciência, chega pela manhã. Tenho uma desculpa ou consolo por não ter sido o responsável pelas tragédias que acontecem. Pessoas olham de longe o drama nas ruas onde o sangue não se apaga, depois fecham as janelas e voltam para as suas camas fazendo o sinal da cruz e adormecem rezando para que não aconteça com eles. A beleza nasce quase sempre da determinação de ver o que é mais bonito, não importa onde. O jasmineiro que perfuma a noite, o rio se contorcendo no contraste de palafitas e prédios vertiginosos. Não sei se é maturidade ou não, mas já me convenci de que a beleza é um sopro tranquilo que sai do peito e se liberta na imensidão da paisagem interior ou não. E ser feliz? Está na capacidade de cada um relaizar determinados sonhos. E alguns custam tão pouco e não acontecem.

2 comentários:

  1. Mas há sempre alguém, ainda quando mais distante possa parecer, que estará como as pessoas que dormem, quase que rezando, para que os sonhos mais lindos, aconteçam todos com você.

    ResponderExcluir
  2. Maturidade não é, é um sopro de esperança que ainda se manifesta em você e espero que continue soprando pelo resto de sua vida. A banalidade no papel não é tão banal na cabeça, infelizmente vemos tudo estampado nos jornais, mas não cometemos nenhum dos crimes, não sabemos a motivação interna para o ocorrido. Somos privilegiados por termos nossa vida.

    Saudade de tu x****

    ResponderExcluir